top of page

​Inauguração da escola

Assim, no ano lectivo de 1969/70, foi inaugurado o Liceu Nacional D. Pedro V, através do Plano de Construções Escolares. Este liceu, quase como em homenagem ao homem que lhe dá o nome, tendo sido sempre inovador, foi também o primeiro liceu de Lisboa a introduzir o modelo pedagógico do ensino misto.

A origem

O Rei D. Pedro V, filho da Rainha D. Maria II, conhecida pelo cognome de “A Educadora”, teve uma educação primorosa e cuidada. Sobe ao trono com 18 anos, mas passa os dois anos anteriores a viajar pelo estrangeiro para dessa forma completar a sua educação.

 

O reinado de D. Pedro V foi curto, durou apenas seis anos, mas, nesse período, consegue dar um novo dinamismo à vida portuguesa. Dedicou grande parte do seu tempo a problemas relacionados com a educação, visto que a considerava uma peça fundamental para o progresso do país.

Era considerado um homem moderno, pois as suas concepções sobre o ensino estavam muito além da sua época.

Em 1860, numa carta dirigida ao Ministro do Reino, D. Pedro V argumenta que “a diminuição da importância dos exames finais em relação à conta do ano constitui um melhoramento que eu quisera ver estender-se às escolas superiores”, diz ainda que “a justificação de faltas é exigida pela legislação vigente. Tem sido considerada esta matéria exclusivamente debaixo do ponto de vista da disciplina, não seria mais racional considerá-la pelo lado da influência que as faltas possam ter no aproveitamento dos alunos?”

Horários

Localização

Morada

Escola Sec. D. Pedro v

Estrada Das Laranjeiras, 122

1600-136 Lisboa

Telefone: 21 724 6060

Fax: 21 724 6061



O SITE DA NOSSA ESCOLA

 

bottom of page